Sente dores na hora de praticar exercícios?

Talvez você esteja com problemas na mobilidade articular!

Você com certeza já deve ter sentido dores durante a execução de exercícios físicos. Este fenômeno é normal e esperado, porém é importante ficarmos atentos quanto à intensidade e duração dessas dores e o quanto elas comprometem a prática eficiente da atividade física.

Muitas pessoas possuem problemas de mobilidade corporal, e não conseguem efetuar movimentos físicos de forma funcional. Neste cenário, de nada adianta que um aluno fortaleça diversas regiões do corpo, se este estiver rígido.

A rigidez da coluna torácica, por exemplo, pode gerar dores na região lombar, cervical e no ombro, durante a prática de exercícios que exigem esta região. Já se o aluno tiver dores no joelho, possivelmente o problema pode estar na mobilidade do quadril. 

A mobilidade do tornozelo também é fundamental para a prática correta dos exercícios: é ele que permite uma marcha adequada na corrida ou caminhada, uma boa estabilização de joelhos para agachamentos e até outros padrões de movimento do membro inferior.

Mas o que causa a rigidez das articulações? Ela pode ser um efeito da falta de movimentação articular, do sedentarismo, ou como uma consequência do envelhecimento.

Os exercícios de mobilidade entram como uma alternativa para que o corpo seja treinado e esteja apto a melhorar seus movimentos articulares, utilizando todo o seu potencial de forma segura e eficiente. Isso significa realizar ações sem dores, lesões ou desequilíbrios.

Além disso, esta mobilidade atua também na propriocepção, ou seja, na melhora da capacidade de reconhecimento da localização espacial, sua posição e orientação. Dessa forma, criamos uma consciência corporal, que nos auxilia na prática de movimentos mais facilmente.

Estimular a mobilidade ainda auxilia na diminuição da tensão excessiva dos músculos e no alívio do estresse nas articulações, que são exigidas nas práticas esportivas.

De forma geral, trabalhar a mobilidade corporal auxilia na prevenção de lesões, aumenta a eficiência dos movimentos e o desempenho do aluno em atividades físicas como um todo.

Estes exercícios podem ser incluídos em uma simples rotina do dia a dia ou para a prática de esportes de maneira profissional.

Procure um profissional especializado para auxiliá-lo de forma individual e personalizada, para que você consiga atingir seus objetivos físicos de uma forma saudável, eficiente e segura.

A HFree Sports está aqui para te ajudar neste processo! Conte com nossos serviços de personal trainer e assessoria esportiva para melhorar o seu condicionamento físico e movimentação articular.

Para mais informações, entre em contato conosco por um dos nossos canais de atendimento.

Mais Notícias

×